O Brasil já tem um escolhido para disputar o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. O longa estrelado por Wagner Moura venceu a disputa interna contra outros cinco títulos que integravam a shortlist da Academia Brasileira de Cinema.
A corrida brasileira
Entre os concorrentes estavam:
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
- Baby, de Marcelo Caetano
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro
- Manas, de Marianna Brennand
A competição mais acirrada foi justamente com Manas, que ganhou força internacional ao contar com o apoio de Sean Penn e Julia Roberts. Os dois astros de Hollywood chegaram a promover uma sessão especial do filme em Los Angeles, para 100 convidados, com cobertura da revista Variety.
O filme de Kleber Mendonça Filho
Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto é um thriller político que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal tentando escapar de um passado sombrio — mas encontra um cenário repleto de ameaças.
O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Carlos Francisco e Roberto Diogenes.
A estreia no Brasil está marcada para 6 de novembro, mas o filme já tem carreira internacional consolidada: foi adquirido para exibição em 94 países pela distribuidora francesa MK2, e nos Estados Unidos será lançado pela Neon, mesma empresa que distribuiu Anora, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2025. No Brasil, a distribuição será da Vitrine Filmes.
Reconhecimento em Cannes
Em maio, o longa brilhou no Festival de Cannes 2025, conquistando três prêmios:
- Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho
- Melhor Ator para Wagner Moura
- Prêmio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema
As chances no Oscar
A Variety aposta alto em O Agente Secreto: além de Melhor Filme Internacional, o longa pode beliscar indicações em categorias principais como Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Roteiro Original.
Vale lembrar que, em 2025, o Brasil brilhou na cerimônia com a vitória de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na mesma categoria.
Fonte: Ei Nerd
Leia mais:Diretor do Superman revela as origens do Sr. Bonito


